Do lado de fora é mais fácil julgar
O polêmico Marcelo Arantes, que participou do Big brother Brasil 8, faz o diagnóstico dos novos concorrentes do reality show da Globo
Redação TV - Estado de Minas
Psiquiatra e ex-BBB, Marcelo Arantes sabe o que fala quando se trata do programa. A reportagem pediu que ele analisasse cada jogador desta nona edição. Ele, que há um ano ficou conhecido como um dos mais polêmicos participantes do Big brother, vai lançar o livro A antietiqueta dos novos famosos. Confira a seguir o diagnóstico traçado pelo doutor. Ficaram de fora os eliminados e os dois novos "moradores", Maíra e André.
JOSIANE – Só e poderosa – "Josiane pode ser uma surpresa. Deve mostrar um lado que estamos ansiosos para ver, mais doce. Ela é bacana, articulada. Sozinha, pode mostrar a que veio, porque o relacionamento com o Ton (eliminado) foi prejudicial para os dois. Era um casal sem graça, foi visto como antiexemplo."
MIRLA – Abajur da casa – "Mirla é uma pessoa repetitiva, de comportamento amarrado. Deve ser difícil conviver com ela. Só não é mais porque ela se esconde muito. Dizem que Mirla é um abajur, uma peça de decoração da casa. Mas esse perfil tem chance de ficar, porque o público não o rejeita. Pode ir longe, mas sem favoritismo."
FLÁVIO – O carismático – "Flávio é inteligente, bom jogador, bem-humorado, um excelente personagem. Tem carisma e pouca rejeição. Quem convive deve gostar dele. É verdadeiro, leal, é o cara que as pessoas queriam ter como amigo. Faz o show dele, sem tirar o brilho dos outros. Um dos favoritos."
ANA – Ingênua. Será? – "A Ana é mostrada como jovem inocente, ingênua, só não sabemos se realmente é. Mas é determinada, espontânea. Vejo muito de Natália (do BBB 8) nela, isso é ponto forte. Ela encara os outros e não sei até onde isso vai. Na relação com Naiá, é mais ética. Tem uma relação de transferência, de mãe, de avó."
NAIÁ – À moda antiga – "A Naiá é uma senhora e, como tal, tem preconceitos mais arraigados. Isso, às vezes, a torna inconveniente. Mas está mais contida depois que o Bial deu suas 'dicas'. Só não sei se vai aguentar, e podem vê-la como chata. Acho que a relação com Ana é sincera, ela só é mais consciente do jogo."
FRANCINE – A favorita, miss simpatia da edição – "Francine é engraçada, espontânea. Ela e o Max levam humor à casa. Não sei se é humor fabricado, mas está ali. É meio Pink (do BBB 5), o destaque da casa. A Fran é uma grande personagem, esperta. Só se discute o relacionamento com o Max. Ela o tem como amigo, embora o beije. O público espera muito dessa relação, e pode ficar frustrado por não ver a evolução disso."
MAX – De bobo alegre, Max não tem nada – "Max é parecido com Francine. É um tipo que agrada muito, ele chama gente para ligar a TV. Faz careta, brinca até com esse namoro. Às vezes, chega a ser medroso. Usa a tática de tentar agradar a todos. E pode perder nisso, poderia se impor mais, e não achar que vai ganhar se agradar a todo mundo. Mas ele não é um bobo-alegre nem tonto. É favorito, com Fran e Priscila."
PRISCILA – Sem medo de ser chamada de vulgar – "A Priscila condensa personagens como Nati e Fani, de outras edições, na sensualidade, e usa isso como arma. Não é hipócrita, sabe que é sensual. Aproveita a casa, deve ser alguém legal com quem conviver. Mas tem sido condenada por ser vulgar. Não acho que isso pode prejudicá-la. Ela faz o que bem entende."
MILENA – O papel da popular leva-e-traz – "Milena não tem jogado de forma muito ética. É a chamada leva-e-traz. Com o tempo, vão perceber isso. Mas a tática a ajuda a transitar por todos os grupos. Eu a coloco como uma das pessoas mais vulgares. Não é uma boa jogadora, é apagada, ainda vai ter de convencer o público. Precisa se sobressair."
RALF – Candidato a vilão do BBB – "Sagaz, inteligente, Ralf tem o problema de se perder em explicações e se tornar chato. Mas demonstra força pessoal e poder de persuasão. Não é mau-caráter, só é pouco tolerante. O papel de vilão que era do Ton vai ficar para alguém e pode ser para ele, porque não é o bonzinho e não sabe construir laços."
domingo, 22 de fevereiro de 2009
"Do lado de fora é mais fácil julgar"
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Marcelo lança livro sobre celebridades instantâneas
Ex-BBB Marcelo Arantes lança livro sobre celebridades instantâneas

Durante entrevista, o médico e escritor, que agitou a edição anterior do reality show global, contou como idealizou a produção desse trabalho e o que quer com ele.
Quando você teve a idéia de escrever esse livro?
Marcelo - Foi pouco tempo depois de sair do BBB, porque vivi essa experiência. Quis escrever sobre um assunto que tivesse a ver com uma experiência que me projetou na mídia e contribuísse com as pessoas. É como se fosse um manual de etiqueta para celebridades instantâneas, como ex-BBBs e misses. Pessoas que, de uma hora para a outra, despontam como celebridades, mas duram pouco tempo.
Você destacou alguns tópicos a serem analisados?
Marcelo - Sim, o livro vai contar um pouco desse processo da fama instantânea e discutir tópicos ligados ao universo dele, como talento, beleza, família, fãs, contratos, jabás, permutas, presenças vip, imprensa...
É como se fosse uma análise das pessoas?
Marcelo - Sim, uma análise em tom de crítica e ironia. Escrevi como um ex-participante de um reality e contei com citações de famosos, casos que eu vivi e que outras pessoas me contaram.
Qual é o diferencial desse trabalho?
Marcelo - Embora tenha um tom de crítica, acredito que seja um livro interessante de se ler, porque traz questionamentos. As pessoas falam muito da fama como um universo do glamour. O livro quebra esse paradigma do glamour. Fala dos tormentos que a pessoa vive, por conta do universo da fama.
E, logo, logo, o livro estará nas prateleiras, não?
Marcelo - Sim, pretendo lançar no começo de abril, aqui no Rio.
É só aguardar...
(a foto é "antiguinha", mas é a foto que consta na matéria do site do Jornal.
Esperamos o livro com ansiedade!!)
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Dr. Marcelo fala sobre Léo e o Quarto Branco do BBB9
Texto originalmente publicado no "Babado" no dia 07/02/2009, foi republicado hoje no "Titinet":
BBB9: Ansiedade e alterações de humor fizeram Léo desistir do programa, dizem psiquiatras
Ansiedade e alterações de humor por causa das luzes sempre acesas: essas foram as principais razões pelas quais Leonardo não conseguiu suportar o confinamento no Quarto Branco e acabou desistindo da disputa por R$ 1 milhão no BBB9.
“Eles (Newton, Ralf e Léo) foram colocados em um ambiente de privação sensorial. Geralmente, situações como essa despertam algum tipo de ansiedade. A claustrofóbica é apenas uma delas” esclarece o psiquiatra gaúcho Telmo Kiguel, coordenador do departamento psicoterápico da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).
Para o também psiquiatra e ex-BBB8 Marcelo Arantes, além do transtorno de ansiedade, que pode ocasionar crises de pânico, o fato de as luzes do quarto estarem sempre acesas influenciou a decisão de Léo. “A claridade gera alterações de humor. Os indivíduos expostos a essa condição mudam de comportamento”, explica.
Em entrevista já fora da casa, Léo revelou que teve medo de morrer durante o castigo. O brother comparou a agonia que sentiu no quarto a uma lembrança de quando quase morreu afogado, aos três anos de idade. Por isso, Kiguel sugere: “Provavelmente, a resistência psíquica dele era menor do que a dos outros participantes presos no quarto”.
Outro aspecto interessante levantado pelo gaúcho é que a pressão psicológica feita por Newton pode não ter sido proposital. “Uma pessoa, quando colocada numa situação daquelas, provoca inconscientemente o concorrente”, afirma.
Terror psicológico e tortura
Para Marcelo, um ambiente nos moldes de um quarto de sanatório foi uma forma de gerar terror psicológico. “O ruim é que um quarto como aquele estigmatiza a loucura. Para muitos, a internação é necessária e eficiente”, defende.
Como Bial sugeriu que o Quarto Branco ainda pode ser usado, Marcelo dá seu palpite sobre qual dos participantes não aguentariam um castigo daqueles: “Acho que Mirla não tem estrutura para suportar”.
Conhecido como o impulsivo e brigão na edição passada do reality, ele tem acompanhado de perto o programa, do qual foi eliminado na nona semana, em disputa com o campeão Rafinha, e parece não estar gostando muito. “Se antes o BBB já era um circo, com mulher barbada, palhaço e malabarista, agora a gente vê tortura também”, conclui.
(Link do Titinet:
http://www.titinet.com.br/news/bbb9-ansiedade-e-alteracoes-de-humor-fizeram-leo-desistir-do-programa-dizem-psiquiatras-10970.html )
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Marcelo muda o visual para viver nova etapa de sua vida
Maíra, Daniel e Marcelo Arantes, no baile de máscaras do Sheraton
Sem barba e alguns quilos mais magro, o ex-BBB 8 Marcelo Arantes quase passou desapercebido pelos fotógrafos na noite desta sexta-feira, 13, durante um baile de máscaras que aconteceu em um luxuoso hotel da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
No final de março, Marcelo lança o livro “A antietiqueta dos novos famosos”, uma espécie de guia para as pessoas que almejam alcançar a fama através das oportunidades que surgem, como por exemplo, um reality show: “Passei um ano inteiro colhendo depoimentos e escrevi o livro com citações sobre a fama instantânea e seus pontos positivos e negativos”.
Sobre a nona edição do Big Brother Brasil, Marcelo disse que tem acompanhado a movimentação dentro da casa e ao perceber a chegada dos ex-Casa de Vidro Maíra e Daniel, disparou: “Gente, era vocês que deveriam ter ido para o programa!”.
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Análise dos Participantes Masculinos do BBB9
http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI25746-9531,00-ANALISE+DOS+PARTICIPANTES+MASCULINOS+DO+BIG+BROTHER.html
E saiu na REVISTA DA TV, do Jonal O Globo, uma enquete sobre qual foi o participante mais polêmico de todos os BBBs:
"Pôlemico", no bom sentido! heheheh!