quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

BBB no Divã: Descubra quem é quem no Big Brother



Ligue os pontos

Após quase um mês de observação, são claras as reações e mecanismos de defesa mais usados pelos confinados do BBB10 para preservar sua integridade em situações de perigo, ou mesmo para queimar seus adversários. Você pode não entender nada de Psicologia, mas se assiste ao programa certamente saberá ligar estes pontos:

a)Racionalização: esconde de si próprio e dos outros as razões reais do conflito. Justifica racionalmente o seu comportamento, desconsiderando os aspectos emocionais.

b)Histeria: instabilidade emocional com frequente perda do autocontrole e busca de atenção. Intimida por reação de gritos, acusações e fúria.

c)Deboche: jogo cruel de palavras e insinuações, onde a vítima passa pela agonia de se tornar o foco da atenção, sendo levada ao ridículo.

d)Manipulação: comportamento articulador, envolvente, sedutor, dramático e provocativo. Constroi-se na destruição do outro.

e)Parasitose: estabelece uma relação simbiótica com um hospedeiro de personalidade forte. Tende a desaparecer na ausência deste.

f)Constrangimento e repressão: expõe uma qualidade desfavorável do adversário para, em seguida, reprimi-la, gerando discussões intermináveis.

g)Projeção agressiva: atribui a um adversário desejos, ideias e características que não consegue admitir em si mesmo. Faz de modo grosseiro.

h)Narcisismo: acredita estar numa vitrine, preocupa-se excessivamente com imagem, em “dar show”, perdendo-se na autoadmiração.

i)Fuga ou esquiva: evita problemas difícies ou trabalhosos. Tende a não se envolver nos mínimos conflitos, e pode ser rotulado como de atitude medrosa e covarde.

j)Obsessão: tende ao perfeccionismo e comportamento rígido (não se adapta ao dos demais). É disciplinado consigo e exigente com os outros.

k)Apoio: assume o papel de meia-de-ligação, é o jogador que atua principalmente na zona do meio-de-campo, entre a defesa e o ataque, com a função de provocar as jogadas de ataque através de comentários ou mesmo fofocas, sem se queimar diretamente.

L)Vitimização: crê que é possível algum ganho sem trabalho, por se julgar naturalmente merecedor após sofrer privação ou isolamento.

m)Protagonismo: escolhe um antagonista-vilão para se opor, e a partir daí demonstra honestidade, bondade e sofrimento na luta contra as adversidades.

n)Clicherização: imutável e repetitivo, compreende uma imagem estacionada no tempo, parte do cenário. Está inserido num contexto mas não interfere no ato propriamente dito.

(Clique na imagem que amplia)

Gabarito:

1-h, 2-c, 3-a, 4-k, 5-g, 6-e, 7-n, 8-j, 9-L, 10-d, 11-f, 12-i, 13-m, 14-b

Nenhum comentário: