quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

BBB no Divã: Entendendo o 'Big Brother 10'


Entendendo o ’BBB 10’ hoje

No clássico “A arte da guerra”, Sun Tzu imortalizou que o segredo da vitória numa batalha são dois: adaptabilidade e inescrutabilidade, este último definido como a capacidade de perceber oportunidades antes que elas sejam visíveis aos outros. O “BBB” chegou à metade e quatro posições estratégicas foram bem definidas pelos jogadores sobreviventes. A partir das funções de cada um, abaixo, pode-se prever boa parte do que ainda está por vir.

(Clica na imagem que amplia!) ;-)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

BBB no Divã: Até onde Dourado aguenta






O grande nome desta versão GLBBB é Marcelo Pereira Dourado. Alguns o idolatram e outros estão boquiabertos por tanta gente conseguir ver virtudes nele. Embora seus fãs xiitas reclamem, a edição o ajuda até quando ele se atrapalha, e quem assiste ao pay-per-view o vê com maior frequência que os outros, especialmente se ele começar a chorar. Os maiores jogadores do “BBB 10” perceberam seu destaque e por isso engoliram à força o adversário, que diz ter aceitado participar novamente para apagar a imagem que deixou em 2004. Cada artista sabe sua hora de deixar o palco.

O que falta

Controlar o exagero. Diz que perde o apetite quando se fala em beijo homossexual em “baladas”.

Romper sua “amizade” com a suposta grande vilã da edição até o momento, a manipuladora Lia, e enfrentá-la.

Ser a capa da “Capricho”.

A construção do mito

Em todo “BBB” existe o arquétipo do herói. A direção voltou sua atenção para o ex-BBB, que ganhou destaque como o rejeitado no início e o hetero oprimido pela tirania colorida.

Criou-se um poder supremo no apogeu de sua popularidade. Ao receber o presente, impôs-se no jogo. No último paredão ninguém votou nele.

Além de Dourado, terá chance de vencer quem conseguir acertar-lhe o tendão de Aquiles. Morango é forte candidata.

Pontos fortes do lutador

Fala “verdades” aos concorrentes, é bom observador e analítico, não aplaude a vulgaridade.

É inseguro, grosseiro, impulsivo, tem dificuldade de relacionamento, fala bobagens. Mas demonstrou ser leal e confiável e aprendeu a ter autocontrole.

Não perde a oportunidade de desdenhar da fama instantânea aos novatos deslumbrados e diz não acreditar em amizades fáceis. Sabe se defender do ataque de entrelinhas, sem deixar margens para ser prejudicado na edição.

Consegue ser preconceituoso e politicamente correto mesmo tempo (“Por favor, não falem certos assuntos na minha frente”).

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010

Hoje as 23:00h (horário do Rio de Janeiro), o Dr. Marcelo estará desfilando na Ala dos Compositores da PORTELA!
Vamos conferir na Rede Globo, se ele aparece por lá!

Bom carnaval, Doc!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Marcelo, Nívea Maria e Isabel Filardis prestigiam feijoada no Rio

Do EGO:

Marcelo Arantes, Nívea Maria e Isabel Filardis prestigiam feijoada no Rio
Famosos estiveram em evento na Zona Sul da cidade neste sábado, 12.
Do EGO, no Rio

O ex-integrante do Big Brother Brasil
Marcelo Arantes e as atrizes Isabel Filardis e Nívea Maria estiveram na feijoada de carnaval do hotel Sheraton, na tarde deste sábado, 12, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.

Marcelo posa ao lado de passista
(Foto de Philipe Lima)

**********************

Do Fuxico:

Tarde Animada
Marcelo Arantes, Isabel Filardis e Nívea Maria em feijoada, no Rio

Por: Marina Forte

A tradicional feijoada do hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, reuniu muitas personalidades na tarde deste sábado (13). Além do ex-bbb Marcelo Arantes, as atrizes Isabel Filardis e Nívea Maria se deliciaram com o cardápio e com a animação da bateria da Portela, que animou a festa.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

BBB no Divã: Heróis, Anti-heróis e Vilões



No BBB votamos para eliminar, e eliminam-se os odiados. Amar ou odiar depende do arquétipo criado para cada participante: herói, anti-herói ou vilão. O herói arrisca-se corajosamente para fazer o bem, o anti-herói é um herói cheio de defeitos, e o vilão é quem está ao lado do mal e é derrotado pelo público.

Quem está mais próximo do prêmio? Os heróis, é claro, embora sejamos originalmente um país dos anti-heróis, desde Macunaíma a Lula. Mas são os vilões que se tornam inesquecíveis, talvez porque dêem as melhores risadas.

(Clique na imagem que amplia)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

BBB no Divã: Descubra quem é quem no Big Brother



Ligue os pontos

Após quase um mês de observação, são claras as reações e mecanismos de defesa mais usados pelos confinados do BBB10 para preservar sua integridade em situações de perigo, ou mesmo para queimar seus adversários. Você pode não entender nada de Psicologia, mas se assiste ao programa certamente saberá ligar estes pontos:

a)Racionalização: esconde de si próprio e dos outros as razões reais do conflito. Justifica racionalmente o seu comportamento, desconsiderando os aspectos emocionais.

b)Histeria: instabilidade emocional com frequente perda do autocontrole e busca de atenção. Intimida por reação de gritos, acusações e fúria.

c)Deboche: jogo cruel de palavras e insinuações, onde a vítima passa pela agonia de se tornar o foco da atenção, sendo levada ao ridículo.

d)Manipulação: comportamento articulador, envolvente, sedutor, dramático e provocativo. Constroi-se na destruição do outro.

e)Parasitose: estabelece uma relação simbiótica com um hospedeiro de personalidade forte. Tende a desaparecer na ausência deste.

f)Constrangimento e repressão: expõe uma qualidade desfavorável do adversário para, em seguida, reprimi-la, gerando discussões intermináveis.

g)Projeção agressiva: atribui a um adversário desejos, ideias e características que não consegue admitir em si mesmo. Faz de modo grosseiro.

h)Narcisismo: acredita estar numa vitrine, preocupa-se excessivamente com imagem, em “dar show”, perdendo-se na autoadmiração.

i)Fuga ou esquiva: evita problemas difícies ou trabalhosos. Tende a não se envolver nos mínimos conflitos, e pode ser rotulado como de atitude medrosa e covarde.

j)Obsessão: tende ao perfeccionismo e comportamento rígido (não se adapta ao dos demais). É disciplinado consigo e exigente com os outros.

k)Apoio: assume o papel de meia-de-ligação, é o jogador que atua principalmente na zona do meio-de-campo, entre a defesa e o ataque, com a função de provocar as jogadas de ataque através de comentários ou mesmo fofocas, sem se queimar diretamente.

L)Vitimização: crê que é possível algum ganho sem trabalho, por se julgar naturalmente merecedor após sofrer privação ou isolamento.

m)Protagonismo: escolhe um antagonista-vilão para se opor, e a partir daí demonstra honestidade, bondade e sofrimento na luta contra as adversidades.

n)Clicherização: imutável e repetitivo, compreende uma imagem estacionada no tempo, parte do cenário. Está inserido num contexto mas não interfere no ato propriamente dito.

(Clique na imagem que amplia)

Gabarito:

1-h, 2-c, 3-a, 4-k, 5-g, 6-e, 7-n, 8-j, 9-L, 10-d, 11-f, 12-i, 13-m, 14-b