quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Dr. Marcelo fala sobre Léo e o Quarto Branco do BBB9

Texto originalmente publicado no "Babado" no dia 07/02/2009, foi republicado hoje no "Titinet":

BBB9: Ansiedade e alterações de humor fizeram Léo desistir do programa, dizem psiquiatras

Ansiedade e alterações de humor por causa das luzes sempre acesas: essas foram as principais razões pelas quais Leonardo não conseguiu suportar o confinamento no Quarto Branco e acabou desistindo da disputa por R$ 1 milhão no BBB9.

“Eles (Newton, Ralf e Léo) foram colocados em um ambiente de privação sensorial. Geralmente, situações como essa despertam algum tipo de ansiedade. A claustrofóbica é apenas uma delas” esclarece o psiquiatra gaúcho Telmo Kiguel, coordenador do departamento psicoterápico da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Para o também psiquiatra e ex-BBB8 Marcelo Arantes, além do transtorno de ansiedade, que pode ocasionar crises de pânico, o fato de as luzes do quarto estarem sempre acesas influenciou a decisão de Léo. “A claridade gera alterações de humor. Os indivíduos expostos a essa condição mudam de comportamento”, explica.

Em entrevista já fora da casa, Léo revelou que teve medo de morrer durante o castigo. O brother comparou a agonia que sentiu no quarto a uma lembrança de quando quase morreu afogado, aos três anos de idade. Por isso, Kiguel sugere: “Provavelmente, a resistência psíquica dele era menor do que a dos outros participantes presos no quarto”.

Outro aspecto interessante levantado pelo gaúcho é que a pressão psicológica feita por Newton pode não ter sido proposital. “Uma pessoa, quando colocada numa situação daquelas, provoca inconscientemente o concorrente”, afirma.

Terror psicológico e tortura

Para Marcelo, um ambiente nos moldes de um quarto de sanatório foi uma forma de gerar terror psicológico. “O ruim é que um quarto como aquele estigmatiza a loucura. Para muitos, a internação é necessária e eficiente”, defende.

Como Bial sugeriu que o Quarto Branco ainda pode ser usado, Marcelo dá seu palpite sobre qual dos participantes não aguentariam um castigo daqueles: “Acho que Mirla não tem estrutura para suportar”.

Conhecido como o impulsivo e brigão na edição passada do reality, ele tem acompanhado de perto o programa, do qual foi eliminado na nona semana, em disputa com o campeão Rafinha, e parece não estar gostando muito. “Se antes o BBB já era um circo, com mulher barbada, palhaço e malabarista, agora a gente vê tortura também”, conclui.

(Link do Titinet:

http://www.titinet.com.br/news/bbb9-ansiedade-e-alteracoes-de-humor-fizeram-leo-desistir-do-programa-dizem-psiquiatras-10970.html )

Nenhum comentário: