sexta-feira, 8 de maio de 2009

DCPL: Um Novo Tempo

Texto publicado hoje no site De Cara Pra Lua:


Hoje é dia da entrevista com Marcelo Arantes. Confesso que estou nervosa, não pelo Marcelo, pois já nos conhecemos e ele é um doce de pessoa, mas pela responsabilidade de fazer esta entrevista ao vivo. Espero que dê tudo certo. O papo promete ser muito interessante já que vamos trocar idéias sobre um universo que nos fascina, o mundo das celebridades. Visto, vivenciado e revisto através do olhar inteligente desse participante da oitava edição do BBB. 

Marcelo foi um dos jogadores muito defendido no De Cara Pra Lua. Sob nossa visão do jogo, o ano de 2008 já anunciava a necessidade do público aceitar um novo perfil de jogador, com um jogo mais franco, mais aberto e um discurso menos hipócrita. Marcelo naquela época representou exatamente esse pensamento, o nosso desesperado não à mesmice, ao óbvio, às atuações falsas e de fácil digestão. Apesar de a gente ter começado a oitava edição defendendo o jogo da Gyselle, ao longo do caminho e diante da recusa dos participantes em se jogar de cabeça no jogo e na realidade da casa, fomos mudando o foco de nossa atenção. Pressentíamos que o Big Brother Brasil começava a trilhar um rumo de scripts prontos cuja falta de originalidade e verdade colocava em risco toda a diversão e o futuro do programa. 

O BBB é pródigo em histórias de meninas puras e recatadas que ao saírem da casa são as primeiras a posar para a Revista Playboy em troca de um bom cachê, de príncipes encantados charmosos e sem defeitos que as conquistariam e a levariam ao altar realizando as fantasias amorosas do público, de sofredores perseguidos e incompreendidos pelo grupo que deveriam ser protegidos de seus algozes a todo custo. Enfim, estávamos diante de uma infinidade de histórias que deram certo em outras edições e que estavam sendo copiadas sem a menor cerimônia, sem levar em consideração que cada jogador é um universo único e infinito. O que jogadores como Íris, Sabrina, Alemão, Dhomini, Jean Wyllys ou Grazi fizeram no BBB faz parte única e exclusivamente da história de cada um deles, era a verdade da vida deles, foi entendido pelo público justamente por ser original e verdadeiro, não pode ser replicado. Na oitava edição ficamos cansados de gente supostamente feliz e sem contradições, cheias de medos de expor suas mazelas e seus defeitos. Se não mostramos o nosso pior, fica impossível mostrar o nosso melhor.

O que os futuros participantes do BBB precisam entender é que o público, assim como eles, também ficou mais esperto e, portanto, sem chances de ser enganado. Nós também desenvolvemos um olhar atento, conhecemos e compramos histórias de verdade e não nos conformamos com cópias mal feitas e mal acabadas de outros jogadores. No final não importa muito a história a ser contada. O que é importante para grande parte do público é que essa história tenha a sua própria dinâmica, não seja uma sombra de algo que já passou. Principalmente o público da internet onde cresce a cada dia o número de atentos internautas, consumidores do PPV, que se tornou exigente e muito experiente em assuntos bigbrotheranos.

Não basta parecer inocente, tem que realmente sê-lo. Não tem problema se o recato não é sua praia, basta ter atitudes bacanas. Assumir que joga é lícito desde que você também discuta valores importantes nas relações humanas, tenha coerência e ética. Basta agir como uma pessoa decente, com suas dúvidas, contradições e pecados, mas cheio de desafios para o público desvendar, prenhe de sentimentos, cujo lado bonito da gente assistir se sobreponha aos defeitos que todo ser humano possui. A gente espera que participantes como Marcelo Arantes e edições como o BBB9 comecem a estabelecer um novo olhar sobre o programa. Marcelo seja bem vindo ao De Cara Pra Lua! 

Hoje às 21 horas. As perguntas para Marcelo também podem ser mandadas para meu email: susanbbb@uol.com.br.

2 comentários:

Andreson Carvalho disse...

Mesmo com os percalços e o atraso, o chat foi maravilhoso!
Muitas pessoas online.
Prova de que o Marcelo ainda dá IBOPE, rsrs.
Pena que foram poucas as perguntas sobre o livro ou assuntos desvinculados ao BBB, mas Deize e Marlon nos salvaram e representaram dignamente!

Forte abraço a todos!

advogada disse...

Andreson, que bom que você passou um pouco das informações do chat.
Infelizmente nao pude acompanhar. Li nos comentários do Post do blog da Susam e, pude notar que realmente teve muitas perguntas, e a galera adorou a volta do Marcelo àquele blog.E, os comentários foram só elogios..
Fiquei muito feliz pela repercussão!
Eu quero assisti aqui, depois,o vídeo,rsrs