quinta-feira, 25 de junho de 2009

Entrevista na Revista da TV


Psiquiatra do 'BBB', Marcelo Arantes analisa comportamento de Théo Becker
Publicada em 25/06/2009 às 15h13m
Débora Gares

RIO - Destaque da edição 8 do "Big Brother Brasil" por protagonizar cenas de conflito com os participantes do jogo, o psiquiatra Marcelo Arantes segue de olho nos reality shows. Tanto que lançou o livro "A antietiqueta dos novos famosos" e hoje comenta no blog de amenidades "Te dou um dado?" o programa "A fazenda". Apaixonado pelo formato e confesso torcedor de Théo Becker, que deixou o programa no último domingo, Marcelo topou conversar com O GLOBO sobre a performance do ator e modelo durante o programa.

O que foi possível perceber sobre a personalidade do Théo Becker ao longo do programa?
Percebi traços narcisistas e histriônicos e uma grande reatividade a uma situação de estresse aguda. O confinamento faz isso, aflora certos traços da personalidade da pessoa. Ele estava muito fragilizado ali dentro. Entretanto, o quadro de estresse e agressividade dele foi muito exacerbado e precoce, o que leva a pensar em duas hipóteses: que ele já possuía algum transtorno interno antes do confinamento, ou que boa parte do que vimos tenha sido uma simulação. Na fazenda, ele mostrou uma grande necessidade de chamar a atenção para si mesmo.

Remédios para emagrecer podem mesmo alterar tanto o humor de uma pessoa?
Podem sim. Na verdade, os remédios para emagrecer, principalmente as anfetaminas, podem levar a pessoa a ter inclusive surtos psicóticos. E o pior é que, num cuidado excessivo com a aparência, muitos outros artistas fazem uso de medicação com fins estéticos sem o devido acompanhamento médico. Não sei se foi o caso do Théo, mas ele mesmo confessou o uso abusivo de medicamento psicotrópico. Agora, a medicação atinge mais a pessoa que já tem algum distúrbio pregresso. Uma vez desperto pelo medicamento, ele pode se manifestar mesmo depois de a pessoa parar de tomar o remédio.

Pode ter sido isso o que aconteceu com o Théo?
Sim, e não podemos esquecer que, antes mesmo de entrar no programa, todos passam por uma tensão muito grande que também pode gerar um quadro de ansiedade. Todos sabem que estão prestes a entrar numa verdadeira vitrine. Isso pode levar a pessoa a ter o humor alterado, ficar mais eufórica.

O fato de o espaço físico do "A fazenda" ser maior do que o do "BBB", por exemplo, não tenderia a diminuir a incidência desses quadros de estresse?
Não porque acaba sendo um confinamento como outro qualquer. A pessoa sabe e sente que está confinada e sendo observada o tempo todo. É essa sensação o que pode precipitar quadros de agressividade.

Você torce por algum dos participantes do "A Fazenda"?
Não tenho favorito, mas tenho simpatia pelo Carlinhos, admiro ele dentro da casa. E torço por todos. Acho que são muito corajosos de estarem ali e espero que tenham equilíbrio e garra suficientes para enfrentar o que vem depois. O momento da saída é muito intenso e nem sempre recheado de coisas boas.

Você queria que o Théo saísse?
Se pensar nisso a partir de um ponto de vista ético e médico, acho que foi bacana ele ter saído para rever o que fez. Mas como telespectador, também quero a provocação e ele a trouxe. Era bacana vê-lo no programa e torcer para que ele melhorasse a cada dia, estivesse cada vez mais equilibrado. O certo teria sido ele receber um bom atendimento psiquiátrico enquanto estivesse lá dentro.

Nenhum comentário: