quinta-feira, 4 de junho de 2009

VideoChat, 04/06/2009


CHAT: 'Ando fugindo da polêmica', diz o ex-Big Brother Marcelo Arantes

Escritor fala sobre seu livro 'Antietiqueta dos Novos Famosos'

UPDATE:

Parte do texto do Chat também saiu como notícia no site do VideoShow: AQUI

********************

Segue aqui o texto do VideoChat do Video Show, de hoje:

Marcelo Arantes fala para a plateia: Vários autores falaram pra mim que o livro surge primeiro, mas o título surge antes, muitas vezes.

Moderador apresenta a mensagem enviada por mateuslouzada: Como você definiria seu livro: é irônico, bem-humorado ou as duas coisas?

Marcelo Arantes responde para mateuslouzada: As duas coisas. Eu fui bem humorado no livro, várias pessoas riram com o conteúdo do livro!

Moderador apresenta a mensagem enviada por philipeFreitas-petropolis: Quando você entrou no programa, já tinha a ideia de escrever um livro?

Marcelo Arantes responde para philipeFreitas-petropolis: Susgiu quando eu estava confinado. Existem perguntas que são recorrentes.

Moderador apresenta a mensagem enviada por marceloreza-joinville: Por que você acha que as pessoas são tão fascinadas pela fama?

Marcelo Arantes responde para marceloreza-joinville: As pessoas pensam que a fama abre muitas portas, que vocc ganha muitas coisas com isso, eu graças a Deus já tinha uma carreira e queria viver essa experiência do confinamento e saber como a pessoa lida com aquilo ali, as pessoas querem fama, mas nem todos estão prontos para isso.

Marcelo Arantes fala para a plateia: Televisão de todos os veículos é o que traz mais fascínio. Essa visibilidade me deu essa fama instantânea que eu estou tentando produzir algo mais específico.

Moderador apresenta a mensagem enviada por barbaramonteiro_recife: No seu caso específico, a exposição e a fama valeram a pena?

Marcelo Arantes responde para barbaramonteiro_recife: Valeu sim. Errei demais, mas valeu sim. Sou um cara feliz por ter tido essa experiência e o livro fala um pouco disso. Fala também como é bom ser anônimo.

Moderador apresenta a mensagem enviada por ana_cristina: Marcelo, você tem alguma rotina específica para escrever? Tira um momento do dia ou escreve quando a inspiração chega?

Marcelo Arantes responde para ana_cristina: Escrevo quando eu tenho tempo. Eu trabalho muito e vou até tarde. Esse livro eu fiz em uma semana, tirei umas férias no ano passado e fui para uma casa em um lago e fiquei lá 4 dias, sozinho e fiz o grosso do livro. Voltei ao Rio com isso e comecei a mandar para as editoras. Eu queria mais tempo, aliás, tempo eu tenho, falta é prioridade.

Marcelo Arantes fala para a plateia: As ideias ficavam batendo na cabeça e foi engraçado porque eu escrevi o que eu queria falar, quatro tópicos e uma vez eu estava tratando dos dentes e tive que parar para escrever uma ideia.

Moderador apresenta a mensagem enviada por rodrigoGomesVitoria: Que dicas o livro traz que podem poupar a imagem de novas celebridades e que você aprendeu sofrendo?

Marcelo Arantes responde para rodrigoGomesVitoria: Muitas dicas. primeira coisa é você estar muito bem assessorado. Esolha bem quem estará ao seu lado. Eu conto muitos erros também. Erros e acertos. Leiam o livro.

Marcelo Arantes fala para a plateia: Eu dou dicas de como se comportar na cadeira elétrica, uma boa opção para quem quer entrar no BBB.

Moderador apresenta a mensagem enviada por edgarBraga-santoandre: Antes de entrar no BBB, você tinha medo da fama? E agora?

Marcelo Arantes responde para edgarBraga-santoandre: Eu tinha um pouco de medo porque não sabia o que era, hoje eu digo que não tenho mais medo, mas sempre ficamos com aquela ansiedade, pois cada dia é um dia novo, nunca sabemos o que está por vir.

Moderador apresenta a mensagem enviada por ednabarroso-belem: Marcelo, li algumas matérias sobre o seu novo livro e em alguns trechos foram citados a inveja e os \'velhos-novos-amigos\'. Você passou por muitas situações como essa?

Marcelo Arantes responde para ednabarroso-belem: Sim, inveja é muito difícil de lidar quando você pega pessoas muito vaidosas. Pessoas maquiavélicas usam de vártios artifícios para terem o que querem, mas quando você está seguro, não tem o que temer. Sobre os velhos novos amigos, são pessoas que já te conhecem e querem ganhar em cima de você..estejam atentops a isso, mas não é nada que que a gente não tire de letra.

Moderador apresenta a mensagem enviada por fabriciosouza: Você costuma escrever de forma solitária, ou ao contrário, quer escrever para ser lido?

Marcelo Arantes responde para fabriciosouza: Tem coisas solitárias. Os blogs eu falo para serem lidos, quero fomentar discussão e essa reflexão. OS LIVROS TAMBÉM, PARA SEREM Lidos!

Moderador apresenta a mensagem enviada por TOM-Marlon: Com tanto trabalho, tem tempo para ler como diversão? O que você tem lido ultimamente?

Marcelo Arantes responde para TOM-Marlon: Foi uma boa pergunta, não sobra tempo. Eu preciso cuidar mais disso, temos que ter o lazer, é isso que tira a gente do que o mundo carrega. Obrigado pela dica.

Moderador apresenta a mensagem enviada por felipe: sou felipe (tigre) de curitiba, queria saber oq faria diferente do que fez depois da fama?

Marcelo Arantes responde para felipe: Eu faria muita coisa diferente, mas não tem como voltar atrás. Mas eu posso aprender com meu erro que eu faria diferente. Mas tem coisas que só você passando.

Marcelo Arantes fala para a plateia: Eu peço desculpas aos fãs, pois sou muito rígido com eles. Tem uma certa parte do livro que eu dou 30 dicas e dentre elas é a seguinte: se você perceber que essa praia não é tua, caia fora, pois aí implorar por espaço acaba mexendo na auto-estima da pessoa.

Moderador apresenta a mensagem enviada por thaysvianna: Qual o peso da palavra ética, quando está em jogo 1 milhão dentro da casa?

Marcelo Arantes responde para thaysvianna: Temos que ser éticos sim. Uma excelente pergunta. Eu fui muito rotulado quanto essa questão, pois falaram que lia a mente das pessoas por ser psiquiatra. Quando você está em um jogo, que tipo de ética pode existir quando você joga e para chegar ao seu objetivo, você precisa destruir o outro? É complicado.

Moderador apresenta a mensagem enviada por alessandracosta: Ser polêmico é uma maneira de se manter sob os holofotes?

Marcelo Arantes responde para alessandracosta: Sim, é sim. Talvez hoje eu procure não ser polêmico de forma gratuita, na época eu usei tintas fortes. Realmente eu sou um cara muito questionador, a polêmica também traz prejuízos, eu ando fugindo da polêmica. São pessoas que tem uma vida curta, eu quero vida longa!

Moderador apresenta a mensagem enviada por ellen-ssa: Olá, Marcelo, achei a ideia do livro super original, estou louco para ler. Você já pensa em outros projetos literários?

Marcelo Arantes responde para ellen-ssa: Tem outrios projetos sim, até nesse livro eu tirei algumas coisas e até pensei em fazer o vlume dois. Mas tem mais um livro a caminho.
Marcelo Arantes fala para a plateia: Vocês podem comprar o livro pelo site www.editorafrutos.com.br

Moderador apresenta a mensagem enviada por jeferson: qual a mensagem que o livro transmite?

Marcelo Arantes responde para jeferson: A mensagem principal é que todos querem fama, mas a melhor coisa do mundo é ser anônimo, mas eu sou feliz e o importante é ser feliz da maneira que você desejar!

******************

Como de hábito, o texto resumido do que é dito, deixa a desejar... Na parte que diz que ele pede esculpas aos fãs, não se explica porque... só diz que ele é rígido...

Eu vi o chat e a resposta não foi bem essa... Ele disse que o capítulo sobre os fãs, se referem aos outros fãs, de modo geral, que os fãs dele são queridos!! :-)

Vou ver se coloco o video do chat aqui mais tarde. É só a Globo.com liberar.

3 comentários:

Andreson Carvalho disse...

Eu infelizmente não pude acompanhar esse chat e ao ler o resumo percebo que várias respostas ficaram meio truncadas. Quem conhece o Marcelo sabe que ele tem muito mais a dizer do que o conteúdo apresentado nesse texto. O mais importante, porém, é ver o interesse das pessoas pelo livro. Enquanto uns insistem em fazer campanha contra, o Marcelo vai “cavando” o seu espaço.

Forte abraço a todos.

advogada disse...

Eu assisti o videochat, confesso que as respostas transcritas não espelham a realidade das falas, talvez seja pela dificuldade em acompanhar.

Cheguei e estava cansada e não fiz perguntas. Mas, felizmente as perguntas foram todas bem próximas ao assunto do livro.

Andreson não seria melhor a palavra "marcando espaço" do que "cavando", rsrs, dá-se a impressão um tanto perjorativa, rsrs de cavar cova ou buraco, rsrs, o que é bem diferente do que está acontecendo com Marcelo, muitas, muitas coisas boas, que estão surgindo e concretizando, rsrs...

Marcelo - no videochat você como sempre, estava dinâmico atento, antenado e articulado, parabéns mais uma vez.

Sobre as respostas - eu adorei no final quando você disse que todos querem ser famoso, e esquecem que ser anômino tem também as suas vantagens, talvez muito mais - já pensou ter a sua vida revirada, esmiuçada de trás para frente e de frente para trás e depois encontrar defeitos(humanos que todos têm) para colocar na exponência máxima de bode expiatório! Esse é o reverso, o outro lado da moeda, o preço da fama!

Se um dia eu for mordida pela mosca azul da fama, que seja por uma boa causa, sem mudar o meu 'modus vivendi'.

Bjs a todos

Andreson Carvalho disse...

Yara,
Por isso que eu coloquei entre aspas, rsrs. Mas concordo com vc!

Faltam nove dias, hein!
bjs

Forte abraço a todos